EXPERIÊNCIAS COM MÓDULOS FOTOVOLTÁICOS


Ensaios recomendados
1. Ensaios preliminares

1.1 Ligar a um miliamperímetro e observar o que acontece quando varia a intensidade de luz incidente sobre o painel ou quando varia o ângulo entre a direção do feixe e a normal ao plano do painel.

1.2 Ligar um voltímetro, idem.


2. Dissipação da energia recebida

2.1 Coloque o painel na posição determinada anteriormente em que o painel pode dar a máxima corrente: Ligue uma micro lâmpada que acenda com 3V e poucos miliampére com o voltímetro em paralelo.

2.2 Em vez da lâmpada use um led de elevado rendimento com uma resistência de 470 Ohm em série.

3. Armazenar a energia temporariamente (sem o perigo de trabalhar com baterias)

Carregue com o painel um condensador electrolítico resistente a > 15V ( por exemplo 10.000µF 25V p. ex )
É importante pôr um díodo IN4001 em série ( no sentido da condução) para não danificar o painel. É também importante respeitar a polaridade do condensador para não danificar este)

3.1 Se o condensador fôr de capacidade razoável pode , com um voltímetro em paralelo observar a carga gradual do condensador e acelerar ou retardar a carga ao variar a luz incidente tapando parcialmente a luz incidente no painel.

3.2 Desligue o condensador do painel e veja uma mini-faísca quando o curto-circuita ( coloque um plástico de proteção para ver a experiência com total segurança, pois em teoria o condensador pode rebentar )

3.3 Se ligar o led com resistência ao condensador previamente carregado, o led acende enquanto a tensão não desce abaixo de certo valor .

3.4 Idem com a lâmpada.

3.5 Idem com um micromotor de muito baixa tensão. Pode ligar um micromotor ao painel directamente. Modelos recomendados : 1 , 2 .

3.6 Pode obter uma tensão dupla se carregar sequencialmente dois condensadores e depois os ligar em série de tal modo que as tensões se somem. Neste ensaio para segurança deve ter soldado aos terminais do condensador um díodo 1N4001 montado no sentido da não condução.

4. Série e paralelo

4.1 Se ligar dois paineis em série terá uma tensão dupla ( lida com um voltímetro montado em paralelo com a série dos dois painéis. Os painéis de ligação por parafuso são ideais para esta experiência.

4.2 Se os ligar em paralelo terá uma corrente dupla ( lida com um amperímetro a curtocircuitar o par de painéis) .
Dispositivos interessantes para experiências:


kit
Lanterna solar

VOLTAR



Cuidados a ter:
para aumentar a segurança do experimentador, quando este dispositivo for usado como material didáctico:
--- nenhum perigo previsto.

No trabalho com condensadores deve haver um vidro acrílico de proteção para 100% de segurança.

para melhor conservar este componente:
As células como não vem protegidas com díodo, necessitam deste componente (p. ex: IN4001 ) para o caso especial serem ligadas a cargas especiais como baterias ou condensadores. Caso contrário a circulação duma corrente inversa de valor elevado neste componente , mesmo durante um tempo curto, pode danificar o mesmo.


Módulos fotovoltáicos | Material didáctico | Sensores | Actuadores | Aquisição de dados
Elab

©

Módulo fotovoltáico

Elab