CIRCUITO IMPRESSO PRÉ-SENSIBILIZADO
(POSITIVO)


Página anterior

Como se revela ?

Circuito normal Circuito pré-sensibilizado
Depois do spray secar e ser exposto à luz ultravioleta, usualmente usa-se uma solução de hidróxido de sódio a 7g /litro de água. Usa um revelador próprio que oferece melhores garantias de uniformidade


Descrição:
{short description of image} A revelação é efectuada com um revelador especial: o conteúdo do pacote indicado é dissolvido em 1 litro de água a 20ºC, agitando até dissolver completamente.
Alguns dados Uma lâmpada de vapor de mercúrio de 2kW a 1m impressiona o circuito em 90s

Uma revelação completa com revelador novo a 20ºC demora cerca de 45s. Há vantagem em prolongar este tempo até alguns minutos.

Um litro de solução a 20ºC pode revelar cerca de 0,5 m2
O uso de soda caústica em vez de revelador, não é recomendado. No entanto já foi tentado com sucesso, mas a concentração é adequada é crítica: em excesso danifica o verniz estragando a placa. Poderá ser pesquisado o valor da concentração correcta, aumentando esta gradualmente e observando os resultados.



Cuidados a ter:

para aumentar a segurança do utilizador:

- ao usar o revelador use óculos e luvas de protecção, especialmente se não tiver experiência. Guardar longe do alcançe de crianças como o faz com soda, lixívias etc.

- Prepare o revelador sem fazer poeira, como o faz com soda caústica usada no desentupimento de canos .Use máscara .

- Não faça poeira ao cortar qualquer tipo de circuito de fibra de vidro de qualquer fabricante . Esta poeira contém esquírolas de vidro pelo que é sempre tóxica.
para obter melhores resultados:
- Guarde o stock de circuito sensibilizado numa caixa opaca. O circuito presensibilizado depois de retirado o auto-colante protector suporta alguns minutos de luz ambiente fraca e difusa, mas não luz directa do sol.

- Se o circuito já sem autocolante, for manuseado sem cuidado, pode originar riscos no verniz, que na fase de corrosão, a solução de percloreto transformará em pistas interrompidas.

O acetato ou filme devem ter uma imagem de alto contraste: negro opaco e branco transparente.
O acetato ou filme deve ter a emulsão aplicada contra a camada sensível da placa, para evitar esborratar as pistas mais finas por difusão da luz.

- A solução de revelador deve ser guardada em garrafas bem rolhadas de vidro ou plástico, longe da luz do sol, o que permite revelar numerosas placas;
- Inicialmente transparente, pode ser reutilizada, mas deve ser renovada quando a cor ficar castanho muito escuro. O tempo necessário ao processo de revelação vai aumentando à medida que o revelador se esgota e também é função da temperatura: é maior quando a temperatura da solução é mais baixa. ( 2 a 10 minutos)
- Ao cortar o circuito com serrote de metal, não magoe a superfície do verniz, p. ex. no torno de aperto. O corte apressado com tesoura de cortar chapa é práctico mas tende, por flexão da placa , a fissurar o verniz se não for feito com cuidado.

Circuito sensibilizado Expositor de UV Óculos de protecção Revelador Tinas Gravador

Versões disponíveis

Prensa para aplicar microrebites



Actuadores | Sensores e transdutores | Material didáctico | Potenciómetros | Células fotovoltáicas | Aquisição de dados

Circuito impresso

Elab

{short description of image}

Elab